Dentro das comemorações dos 138 anos de Emancipação Política de São Gonçalo dos Campos, conhecida como "Cidade Jardim", todos os professores de escolas municipais envolvidos se mobilizaram e fizeram lindos projetos culturais, em parceria com a Academia Metropolitana de Letras e Artes (Projeto Academia vai à Escola), representada pela cantora e confreira Analú Fernandes e pelo poeta e confrade Antônio Cazumbá.
Nesta maratona artística e literária, Analú Fernandes e Antônio Cazumbá alcançaram mais de 300 crianças, durante os três dias de apresentações. Essa atitude se torna uma grande contribuição dos dois imortais em prol da cultura, da educação e das Artes em São Gonçalo dos Campos.
Na entrevista que concedeu para o Jornal Maria Quitéria, a cantora Analú Fernandes conta um pouco sobre sua participação nesta maratona cultural.
Entrevista para o Jornal Maria Quitéria – Cantora Analú Fernandes
Pergunta 1 - Como foi participar desses eventos culturais, levando alegria, arte, música e literatura, para as crianças em São Gonçalo dos Campos?
Analu Fernandes: Foi muito gratificante! É algo que não tem preço, nenhum dinheiro paga...Você poder vivenciar tamanha grandeza no olhar, no aplaudir de cada criança é nos levar ao êxtase. Vê as crianças falar seu nome, querer tirar fotos, pegar autógrafos, me dá a certeza de que estou trilhando um caminho que qualquer um deles também podem traçar, e que os mesmos possam me usar como paradigma. A arte e arte em qualquer lugar e pode ser expressada por qualquer pessoa. Me sinto uma artista completa em saber que o que eu faço reflete nas pessoas que tem o prazer de sentar e me ouvir.
Assista o vídeo e ouça a linda voz de Analú Fernandes, cantando para as crianças:
Pergunta 2 – Qual sua opinião sobre a iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo em promover esse evento? Quais foram as escolas visitadas? Quem foram as professoras envolvidas? Como as crianças reagiram?
Bem plausível .É uma forma de sensibilizar os alunos a novas descobertas, conhecer o seu município com toda sua história, de maneira que elas aprendam brincando, tendo a visão dos lugares através de fotos, poesias, músicas... mesmo estando em uma sala de aula.
Está ali e poder presenciar a satisfação no olhar de cada crianças em ver pessoas levando a poesia e música assim tão de perto, cresce em mim um misto de sensações! Vê em seus olhos a felicidade em poder tocar em um violão, a curiosidade em ver um CD, livros, medalhas, certificados...e dizer que quer ser igual a você, nada nesse mundo paga esse momento que pra mim foi mágico!
A AMLA participou desse projeto a convite das escolas como um gesto de trazer mais pra perto o que nossa Cidade Jardim tem, e que muitos desconhecem, por falta de oportunidade. E foi um prazer imenso poder participar ao lado do Poeta e Confrade Antônio Cazumbá que, com suas belas poesias, encantou e aguçou os ouvidos e os olhares atentos de criança que se fez presente! E a emoção como sempre tomou conta de todos naquele momento.
Escolas, diretores e professoras envolvidas:
Escola Municipal Arthur Magalhães
Coordenadora:Edilane Cardoso da Silva Macedo
Diretor: Pedro Antônio Mendes dos Santos
Vice- Diretora: Cristina Amparo dos Santos
Escola Municipal Pedro Moura
Diretora: Fabia Alves da Silva Pereira
Coordenadora: Brenda Pereira de Sousa
Pergunta 3 – A senhora é uma das imortais da Academia Metropolitana de Letras e Artes. O que acha do Projeto Academia vai à Escola, que busca a aproximação da academia com os estudantes?
A Academia nas escolas só fortalece a cultura, é fazer com os alunos leiam livros de maneira prazerosa, tenham o hábito da leitura ,se alimentem de poesia...
A Academia vem com intuito de promover e incentivar os alunos a tirarem suas poesias, romances, contos, músicas... das gavetas pra que o mundo também possa se deliciar em cada arte, pois ela é livre!
Eu como imortal só tenho que agradecer a Deus, minha família, aos meus amigos e Maroel Bispo como fundador da Academia Metropolitana de Letras e Artes pelo feito em minha vida, e na vida das pessoas que também fazem parte da mesma.
Eu juntamente com o Poeta Antônio Cazumbá, não poderíamos deixar de agradecer a todas as escolas, que abriram as portas pra nos receber. A gratidão se estende do porteiro à direção que nos acolheram tão bem.
À vocês o nosso muito obrigado!!!
Veja as fotos de alguns momentos dessa importante ação cultural:
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 23°
Chuva