Domingo, 16 de Junho de 2024 03:48
75 99168 1879
Cultura Academia nas escolas

Cantora e acadêmica Analú Fernandes leva música e cultura às escolas de São Gonçalo dos Campos

A ação cultural alcançou mais de 300 crianças e fez parte do Projeto Academia vai à escola

24/07/2022 12h02 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Acadêmica e artista Analú Fernandes, cantando e encantando as crianças na escola.
Acadêmica e artista Analú Fernandes, cantando e encantando as crianças na escola.

Dentro das comemorações dos 138 anos de Emancipação Política de São Gonçalo dos Campos, conhecida como "Cidade Jardim", todos os professores de escolas municipais envolvidos se mobilizaram e fizeram lindos projetos culturais, em parceria com a Academia Metropolitana de Letras e Artes (Projeto Academia vai à Escola), representada pela cantora e confreira Analú Fernandes e pelo poeta e confrade Antônio Cazumbá.

Nesta maratona artística e literária, Analú Fernandes e Antônio Cazumbá alcançaram mais de 300 crianças, durante os três dias de apresentações. Essa atitude se torna uma grande contribuição dos dois imortais em prol da cultura, da educação e das Artes em São Gonçalo dos Campos. 

Na entrevista que concedeu para o Jornal Maria Quitéria, a cantora Analú Fernandes conta um pouco sobre sua participação nesta maratona cultural. 

Entrevista para o Jornal Maria Quitéria – Cantora Analú Fernandes

 

Pergunta 1 - Como foi participar desses eventos culturais, levando alegria, arte, música e literatura, para as crianças em São Gonçalo dos Campos?

Analu Fernandes: Foi muito gratificante! É algo que não tem preço, nenhum dinheiro paga...Você poder vivenciar tamanha grandeza no olhar, no aplaudir de cada criança é nos levar ao êxtase. Vê as crianças falar seu nome, querer tirar fotos, pegar autógrafos, me dá a certeza de que estou trilhando um caminho que qualquer um deles também podem traçar, e que os mesmos possam me usar como paradigma. A arte e arte em qualquer lugar e pode ser expressada por qualquer pessoa. Me sinto uma artista completa em saber que o que eu faço reflete nas pessoas que tem o prazer de sentar e me ouvir.

Assista o vídeo e ouça a linda voz de Analú Fernandes, cantando para as crianças:

 

Pergunta 2 – Qual sua opinião sobre a iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo em promover esse evento? Quais foram as escolas visitadas? Quem foram as professoras envolvidas? Como as crianças reagiram? 

Bem plausível .É uma forma de sensibilizar os alunos a novas descobertas, conhecer o seu município com toda sua história, de maneira que elas aprendam brincando, tendo a visão dos lugares através de fotos, poesias, músicas... mesmo estando em uma sala de aula.

Está ali e poder presenciar a satisfação no olhar de cada crianças em ver pessoas levando a poesia e música assim tão de perto, cresce em mim um misto de sensações! Vê em seus olhos a felicidade em poder tocar em um violão, a curiosidade em ver um CD, livros, medalhas, certificados...e dizer que quer ser igual a você, nada nesse mundo paga esse momento que pra mim foi mágico! 

A AMLA participou desse projeto a convite das escolas como um gesto de trazer mais pra perto o que nossa Cidade Jardim tem, e que muitos desconhecem, por falta de oportunidade. E foi um prazer imenso poder participar ao lado do Poeta e Confrade Antônio Cazumbá que, com suas belas poesias, encantou e aguçou os ouvidos e os olhares atentos de criança que se fez presente! E a emoção como sempre tomou conta de todos naquele momento.

Escolas, diretores e professoras envolvidas:

Escola Municipal Arthur Magalhães

Coordenadora:Edilane Cardoso da Silva Macedo

Diretor: Pedro Antônio Mendes dos Santos

Vice- Diretora: Cristina Amparo dos Santos

 

Escola Municipal Pedro Moura

Diretora: Fabia Alves da Silva Pereira 

Coordenadora: Brenda Pereira de Sousa 

 

Pergunta 3 – A senhora é uma das imortais da Academia Metropolitana de Letras e Artes. O que acha do Projeto Academia vai à Escola, que busca a aproximação da academia com os estudantes?

A Academia nas escolas só fortalece a cultura, é fazer com os alunos leiam livros de maneira prazerosa, tenham o hábito da leitura ,se alimentem de poesia...

A Academia vem com intuito de promover e incentivar os alunos a tirarem suas poesias, romances, contos, músicas... das gavetas pra que o mundo também possa se deliciar em cada arte, pois ela é livre! 

Eu como imortal só tenho que agradecer a Deus, minha família, aos meus amigos e Maroel Bispo como fundador da Academia Metropolitana de Letras e Artes pelo feito em minha vida, e na vida das pessoas que também fazem parte da mesma.

Eu juntamente com o Poeta Antônio Cazumbá, não poderíamos deixar de agradecer a todas as escolas, que abriram as portas pra nos receber. A gratidão se estende do porteiro à direção que nos acolheram tão bem.

À vocês o nosso muito obrigado!!!

Veja as fotos de alguns momentos dessa importante ação cultural:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA

São Gonçalo dos Campos - Bahia

Sobre o município
São Gonçalo dos Campos é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado a 108 km da sua capital, Salvador, a cidade está na Região Metropolitana de Feira de Santana. Sua população estimada em 2020 era de 37 942 habitantes, sendo o segundo município mais populoso da RMFS. Conhecida como cidade Jardim, pelo seu alto índice de arborização e árvores centenárias. É banhado pelo Rio Jacuípe e possui uma vegetação que alterna Florestas Tropicais e Cerrados.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 00h10
18°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 27°

18° Sensação
1.03 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Amanhã (18/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias