Continue em frente mesmo que tenha a sensação de que está tudo fora do lugar. Quando você vive uma perda significativa em algum momento do luto você tem a sensação de que tem algo errado com a sua vida ou com as coisas a sua volta.
É você tentando se reencontrar nessa nova realidade. E tudo bem seguir no seu ritmo, no seu tempo e tentar compreender o que aconteceu. Mas nesse processo, tome cuidado com a ruminação.
É que não vamos conseguir compreender completamente o motivo das coisas terem acontecido como aconteceram. Estamos avaliando sob uma única perspectiva: a nossa. E nem sempre, compreender completamente o que aconteceu fará nos sentirmos melhor. Racionalizar o que aconteceu pode ajudar a lidar melhor com as emoções, porém não resolve tudo.
É preciso reconhecer o que aconteceu e aceitar a realidade como ela é. Não conseguimos mudar o outro, principalmente, se a pessoa não reconhece a própria necessidade de mudar. Não é possível viver pensando em outros desfechos possíveis, num eterno “e se…” Não é possível voltar no tempo. Isso foge ao nosso controle. O fato é que vivemos ciclos. Algumas pessoas estarão sempre do nosso lado. Outras não. Algumas pessoas continuarão vivendo dentro de nós, de maneiras lindas. Vamos aprendendo a honrar a existência delas.
Estamos vivendo muitas despedidas e nem sempre conseguimos reconhecer isso. Você pode se dar um tempo. Respeite o seu tempo. Até tudo ir voltando, se acomodando dentro de você, até tudo estar no seu devido o lugar.
Autora: Mônica Reis de Oliveira, nordestina, mãe de três garotos, profissional de psicologia, atua no âmbito clínico, ajuda pessoas a superarem a depressão, ansiedade, conviverem e integrarem o luto em suas vidas e a vencerem seus desafios, mudanças e transições, tendo uma vida mais leve.
Mín. 17° Máx. 24°
Mín. 16° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Tempo nublado