Processamos as informações que recebemos do ambiente de uma maneira diferente quando sofremos com ansiedade. Nem sempre as coisas são como pensamos que são. A ansiedade nos faz enxergar perigos que não existem.
Colocamos um foco, uma verdadeira lente de aumento, em tudo o que pode ser um potencial de ameaça ou perigo, superestimamos o risco das situações. Somos invadidos por uma enxurrada de pensamentos sobre perigo, falta de controle e incapacidade.
É comum, as pessoas acreditarem que a ansiedade está relacionada ao excesso de futuro. Entretanto, a ansiedade não é apenas isso. Também é medo. São ideias relacionadas a incapacidade, inferioridade e incompetência de lidar com os desafios que a vida apresenta.
Por isso, fortalecer o músculo da autoconfiança é um poderoso antídoto contra a ansiedade. Mas não apenas isso. Aprender a lidar com as emoções e a relaxar. Todos podemos descobrir estratégias para acalmar a tempestade que a ansiedade provoca dentro de nós.
Nossos sentimentos estão intimamente relacionados ao que pensamos. Se estamos o tempo todo tendo pensamentos catastróficos, como nos sentiremos? Pensar positivo, nunca resolveu. Mas pensar de maneira equilibrada sempre fez muita diferença. Como andam os seus pensamentos?
Se a ansiedade pode nos fazer pensar diferente, é impossível lidar com ela sem vigiar o que está passando pela nossa mente. Nem sempre lembramos que pensamentos não são fatos. Na verdade, pensamentos são apenas eventos mentais, mas não são necessariamente, fatos reais. Se o nosso cérebro não consegue distinguir essa diferença, precisamos praticar o automonitoramento.
Autora:
Mônica Reis é mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 23°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Chuva