Você tem a permissão de parar um pouco e relaxar. Recalcular a rota, refazer as próprias metas. Isso é bom. Quando estiver confuso, lembre-se de avaliar bem o seu momento atual.
É comum as pessoas ignorarem as suas circunstâncias atuais e ficarem preocupadas com o que ainda não foi conquistado. É complicado lidar consigo mesmo, se enquanto está na faculdade você já acredita que deveria estar ganhando o mesmo salário das pessoas formadas e com bastante experiência. Acreditar que deveria estar melhor na vida não faz você ir mais longe.
Ficar sempre pensando no seu próximo estágio lhe rouba momentos preciosos, você fica ausente de sua própria vida. Sempre pensando no que virá, acreditando que será feliz somente quando alguma coisa que você quer muito que aconteça, se realize. Complete a frase: serei feliz quando...
O problema é que a autocobrança excessiva nunca vai melhorar o seu desempenho ou fazer você conquistar os seus sonhos. No máximo, você terá dificuldades para lidar consigo mesmo.
Para ir mais longe precisamos adotar algumas posturas. Uma delas é assumir a responsabilidade pela nossa própria vida e por nossas escolhas. Parar de culpar os pais ou seja lá quem for por estarmos onde estamos e assumir as rédeas da própria vida. Por melhor ou pior que foram os nossos pais sempre podemos escolher seguir adiante e fazer boas escolhas.
Você pode ter tido um começo difícil. Uma família totalmente desequilibrada. Mas ainda assim o seu final é você quem vai escrever. E só você. Mesmo lidando com um começo de vida tortuoso e aprendendo a lidar com as marcas que este passado deixou em você, entenda que ainda não chegou o fim. E sempre há espaço para reviravoltas na vida. Você pode fazer o seu melhor final. A vida é sua e você merece ser o protagonista da sua história.
Estou convencida de que os mesmos hábitos e comportamentos nos levam aos mesmos lugares. Para ir mais longe nem sempre precisamos mudar radicalmente o que já estamos fazendo bem. Talvez, será necessário fazer alguns ajustes, algumas pequenas mudanças podem resultar em resultados bem diferentes.
Imagine um arqueiro pronto para atirar uma flecha no seu alvo. Quando ele percebe que precisa ajustar a sua postura para que a flecha acerte o alvo ele não muda radicalmente o seu posicionamento. Ele sutilmente, faz um pequeno ajuste na sua postura e consegue com isso uma grande diferença no resultado: acertar em cheio no alvo.
É bom estar aberto para coisas novas, aprender novas habilidades e se desenvolver. Mas não são as grandes coisas que nos levam a ir mais longe. Não são os grandes momentos que dão sentido a nossa vida ou fazem dela uma vida feliz. O que faz a diferença e nos leva mais longe é a constância. Perseverar.
Pode não ser tão fácil se manter constantemente e perseverar quando não entendemos o motivo de fazer o que fazemos. Quando não encontramos sentido naquilo que fazemos pode ser mais desafiador continuar. É bom estar motivado para fazer o que precisa ser feito, ter o “motivo para a ação” nos ajuda a lidar melhor com os desafios que vão aparecendo no meio do caminho.
E por fim, aprender a reconhecer e celebrar o caminho que você já percorreu, te ajuda a seguir em frente na sua jornada. Talvez você não esteja no lugar onde sempre desejou, mas provavelmente não está mais no seu ponto de partida. Continue a sua jornada.
Autora:
Mônica Reis é mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em psicologia e atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos.
Localização: Barra dos Coqueiros-SE.
Instagram: @bymonicareis.
E-mail: [email protected]
Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 32°
Chuva