Segunda, 22 de Julho de 2024 12:13
75 99168 1879
Artigo Psicologia em alta

A sua dor não te define

Colunista: Psicóloga Mônica Reis

26/06/2024 20h11
Por: Redação
Colunista: Psicóloga Mônica Reis
Colunista: Psicóloga Mônica Reis

O começo difícil de uma vida não significa necessariamente uma vida inteira difícil. Se você acredita que o começo da sua vida não foi o ideal, preciso te lembrar que os nossos começos não determinam o nosso final.  Não, definitivamente a proposta aqui não é focar no positivo e esquecer as suas dores e feridas.

O fato é que as nossas dores costumam marcar a nossa vida e se permitimos, elas rotulam, inclusive, quem somos. Um fracasso em uma área da sua vida, não faz de você um fracassado. Uma rejeição não faz de você uma pessoa rejeitada. Você não precisa se deixar resumir pelo rótulo da sua dor.

Às vezes, precisamos sim observar a dor de perto. Respeitar as nossas feridas e cicatrizes, entender quem nos tornamos depois do que nos aconteceu e feriu profundamente a nossa alma. Observar o que sentimos sem resistir, nomear os nossos sentimentos, conversar sobre eles... Enfim, se permitir simplesmente sentir. É preciso atravessar a dor para passar por ela. Ou melhor, é preciso deixar que a dor nos atravesse para conviver melhor com quem somos.

O convite não é puxar a cadeira do lamento e permanecer indefinidamente sentado nela. Mas é perceber a dor, se permitir sentir e compreender o que ela nos diz. O que ela significa? Não precisamos romantizar a dor, precisamos nos permitir sentir.

É preciso seguir em frente. Colocando o foco da sua atenção no seu próximo passo e movendo-se em direção a linha de chegada.

 Autora:

Mônica Reis é mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coluna Vida Leve
Sobre Coluna Vida Leve
A Coluna “Vida Leve” com a psicóloga Mônica Reis, aborda semanalmente temas do nosso cotidiano: comportamento, emoções, relacionamentos e vários outros assuntos relacionados à saúde mental e qualidade de vida.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 11h06
20°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

20° Sensação
2.57 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/07)

Mín. 14° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 26°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias