Segunda, 22 de Julho de 2024 10:58
75 99168 1879
Artigo Psicologia em alta

Sabedoria para perceber as diferenças

Colunista: Psicóloga Mônica Reis

15/06/2024 08h40
Por: Redação
Colunista: Psicóloga Mônica Reis
Colunista: Psicóloga Mônica Reis

Gastamos muito tempo e energia ruminando situações e problemas dos quais não podemos fazer nada para resolver ou pelo menos amenizar. As escolhas do outro, o que ele pensa ou vai pensar a nosso respeito,  como ele nos trata, tudo isso pode estar mais relacionado ao outro do que, de fato, a nós mesmos.

Não adianta tentar mudar o outro, se ele não está interessado nessa mudança. Mudar não é fácil. Mas é possível. Entretanto, isso exige esforço e nem todos estão dispostos a se implicar nesse processo.

Por isso é tão importante aprender a diferenciar e discernir o que conseguimos resolver e tem solução, daquilo que não tem solução e não depende apenas de nós. Isso parece simples num primeiro momento, mas só parece. Na nossa vida prática, percebemos que nem sempre as coisas são tão simples assim. E na primeira oportunidade, lá estamos nós tentando reformar o mundo e os outros.

Quando diferenciamos o que tem solução do que não tem, conseguimos aceitar o que não tem solução. Entretanto,  podemos criar num primeiro momento uma “resistência”, pois no fundo,  pensamos que a ideia de aceitação está relacionada com aprovação ou com gostar. Na verdade, aceitar nem sempre está relacionado com aprovar. Aceitação, está mais relacionada, ao fato de não direcionarmos mais do nosso tempo, da nossa energia e do nosso esforço, na tentativa de mudar o que não é possível ser mudado.

Podemos escolher direcionar a nossa energia para resolver o que tem solução, o que de fato, está ao nosso alcance. Assim podemos ser mais assertivos para lidar com os desafios que aparecem na nossa vida. Isso nos poupa tempo, energia e desgastes nos nossos relacionamentos. Isso nos ajuda a viver melhor.

 Autora:

Mônica Reis é mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 08h06
15°
Neblina

Mín. 14° Máx. 26°

15° Sensação
1.03 km/h Vento
86% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/07)

Mín. 14° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 26°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias