Segunda, 22 de Julho de 2024 11:17
75 99168 1879
Cultura Cultura

Cândido de junho traz reportagem especial sobre o Grupo Miguilim

O Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, projeto educativo do Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR), insere jovens na formação permanente em técnica...

14/06/2024 21h13
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

Jovens leitores também se interessam por clássicos e, na estante de autores, são apresentados a um dos mais desafiadores escritores brasileiros: Guimarães Rosa. Este é o tema da reportagem de Francisco Camolezi na edição de junho, número 151, do jornal Cândido , que conversou com Dôra Guimarães e Elisa Almeida, diretoras do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, projeto educativo do Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR). A unidade cultural insere jovens na formação permanente em técnicas de contação de histórias e conteúdos sobre a vida e obra do autor.

Na retranca, o repórter ainda traz uma série de depoimentos de jovens Miguilins — assim são chamados os integrantes do grupo — e ex-miguilins.

Na série especial “Mulheres contra a Ditadura”, o repórter Lucas Daniel traz uma entrevista exclusiva com Maria Amélia de Almeida Teles, a Amelinha, jornalista mineira e ex-presa política durante o regime, que hoje é coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares e integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Ainda, na Seção de Entrevista, o Cândido destaca os relatos mais marcantes das falas do jornalista e escritor Edney Silvestre, que conversou com o diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Luiz Felipe Leprevost, no evento Jornalismo & Literatura, realizado em maio de 2024, no Solar do Rosário, espaço cultural em Curitiba.

Colaborando com a edição, Guta Stresser, que interpretou no início de carreira “A Polaquinha”, do livro O Vampiro e a Polaquinha, de Dalton Trevisan, publica uma pensata em homenagem aos 99 anos do escritor. No “Especial Nicolau”, o texto “Transparências”, do poeta mexicano Octavio Paz, traduzido por Karin Cristina Beeck no suplemento de agosto/setembro de 1991.

O jornal também traz o ensaio “O conto extraordinário dentro do ordinário de Alice Munro”, de Carlitos Marinho, que reflete sobre como a escritora canadense trabalha o tema da subjetividade feminina em seus textos. Na editoria de fotografia, Anuschka Lemos e Ivan Carlos Vicentin expõem “clicks” das estradas entre Minas Gerais e Ceará, suas fronteiras e seus personagens. A arte da capa desta edição é de Liel Gabino.

Serviço:

Jornal Cândido nº 151

Junho de 2024

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido Lopes, 133 - Centro

41 3221-4900

@bibliotecapr

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 08h06
15°
Neblina

Mín. 14° Máx. 26°

15° Sensação
1.03 km/h Vento
86% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/07)

Mín. 14° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 26°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias