Segunda, 22 de Julho de 2024 10:57
75 99168 1879
Educação Educação

Restauro de prédio histórico de instituto da Udesc Faed na Capital será concluído em dezembro

Foto: Divulgação / UdescAs obras de restauro do prédio histórico que abriga o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) ...

14/06/2024 17h28
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação / Udesc

As obras de restauro do prédio histórico que abriga o  Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) , órgão vinculado ao  Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que mantém acervos de documentos para o desenvolvimento de pesquisas, será concluída em dezembro deste ano. Nesta quinta-feira, 13, o diretor-geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati, apresentou o andamento dos trabalhos no local ao reitor da Udesc, José Fragalli, acompanhados de parte da equipe diretiva da Reitoria e do centro de ensino.

O prédio que abriga o IDCH está localizado na rua Visconde de Ouro Preto, no Centro de Florianópolis. É uma edificação de meados do século 19, tombada pelo Patrimônio Histórico do Município, o que exige procedimentos de alta complexidade no restauro, iniciado assim que foi assinada a ordem de serviço, em agosto de 2023.

Entre as intervenções, que mantêm a arquitetura original da edificação, destaca-se a abertura de janelas de prospecção estatigráficas, que tem como objetivo a orientação dos procedimentos técnicos de restauro da pintura. “A cobertura, totalmente refeita, está 70% concluída, inclusive tendo sido executada a subcobertura com manta plástica revestida por película de alumínio, o que proporcionará melhor conforto térmico em todos os ambientes da edificação”, ressalta o coordenador de Engenharia, Projetos e Obras da Udesc, Carlos Tosin.

O revestimento das paredes com argamassa específica para restauro, produto testado para ser utilizado especificamente para o prédio do IDCH, também foi uma das melhorias realizadas. A edificação, após restaurada, respeitará as normas de acessibilidade, para isso, com uma estrutura de concreto armado que servirá de suporte para a instalação de elevador que dará acesso a todos os pavimentos do prédio.

A reforma do imóvel, um investimento de quase R$ 2 milhões pela universidade, era demandada pela Udesc Faed desde 2009, quando a edificação começou a apresentar problemas no telhado e em sua estrutura. Em 2021, o prédio precisou ser interditado e os acervos e demais materiais de pesquisa foram removidos de forma provisória para outro endereço (na Rua Lauro Linhares, nº 2.055, Sala 602, Torre Flora, Bairro Trindade, em Florianópolis).

Restauro representa sonho realizado à sociedade

O restauro do prédio do IDCH exigiu elaboração de projetos específicos para este tipo de edificação, além de tramitações em órgãos competentes de licenciamento e dotação orçamentária, trabalho que iniciou em 2009. “Acompanhar a obra em andamento e com previsão de conclusão significa a realização de um sonho para todos/as que se dedicaram à este projeto. A reforma está no nosso plano de gestão 2021/2025, e que assumimos como direção-geral. Passamos também pelo desafio da transferência do acervo e de servidores para outro local. Em breve teremos um novo espaço, reformado e restaurado, para a Udesc e sobretudo para a sociedade”, relata o diretor-geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati.

Para o reitor da Udesc, José Fragalli, o prédio tem um valor inestimável para Florianópolis e a Udesc sai fortalecida deste processo de recuperação da edificação. “Podemos observar no local o cuidado com que tem sido realizada a obra, em cada detalhe. Vamos trazer de volta para a cidade um prédio remodelado, com sua arquitetura preservada. Deixo o agradecimento para a equipe diretiva da Udesc Faed, por todo o empenho, para que no menor tempo possível possamos ter o prédio devolvido à comunidade”, afirma. 

Sobre o IDCH

Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH)  é um órgão suplementar setorial da Udesc Faed que tem como objetivo ser um centro de documentação destinado a desenvolver pesquisas, receber, tratar, armazenar acervos e documentos em diversos suportes, estimulando a produção, socialização e estruturação de conhecimento gerado na área de Ciências Humanas pela comunidade científica da Udesc Faed e pela comunidade externa.

Entre as atividades do IDCH estão o recebimento de acervos públicos e privados para tratamento e armazenamento; a criação e manutenção de acervo bibliográfico e de periódicos científicos nas áreas das Ciências Humanas; a formação, guarda e acessibilidade aos acervos documentais e audiovisuais e a criação de base de dados; e a divulgação e disseminação de informações resultantes dos projetos e ações do Instituto.

Atualmente estão sob custódia do IDCH os acervos bibliográficos de  Eglê Malheiros e Salim Miguel Walter Fernando Piazza Victor Márcio Konder Elpídio Barbosa  e  Ditadura em Santa Catarina .

O espaço acolhe pesquisadores e interessados em realizar pesquisas in loco , com disponibilização de espaço para pesquisa, além de receber visitas em grupos ou individuais, guiadas por bibliotecário.

Mais informações sobre as atividades do IDCH e os acervos estão disponíveis na página do instituto:  www.udesc.br/faed/idch .

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: [email protected] 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 08h06
15°
Neblina

Mín. 14° Máx. 26°

15° Sensação
1.03 km/h Vento
86% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/07)

Mín. 14° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 26°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias