Domingo, 16 de Junho de 2024 02:23
75 99168 1879
Artigo Psicologia em alta

Não cabe todo mundo

Colunista: Psicóloga Mônica Reis

25/05/2024 18h28
Por: Redação
Colunista: Psicóloga Mônica Reis
Colunista: Psicóloga Mônica Reis

 

Aprender a ser seletivo lhe poupa muito tempo e energia. Quando você investe no seu desenvolvimento pessoal você começa a ter um pouco mais de clareza sobre muitas situações e sobre você mesmo. Nessa trajetória, descobrimos que não somos superiores nem inferiores, apenas somos quem somos. No entanto, inevitavelmente, acabamos nos afastando de situações, pessoas e de lugares nesse percurso.    

Descobrimos que nem sempre será possível carregar debaixo do braço as pessoas que consideramos importantes. Muitas vezes esse caminho que escolhemos trilhar, vai nos exigir renúncias e alguns afastamentos serão inevitáveis. Enquanto nos tornamos quem realmente somos, vamos aprendendo a fechar ciclos para que novas fases sejam iniciadas.

Então nos damos conta que não cabe todo mundo na nossa vida. E realmente precisamos ser seletivos. Percebemos que em alguns momentos a paz vale ouro, mas em outras situações é necessário que a nossa razão seja estabelecida.

Descobrimos que mesmo pessoas com boas intenções e que realmente se importam conosco podem errar em suas previsões sobre a nossa vida e nos aconselhar de maneira equivocada. Precisamos ser seletivos e flexíveis. Aos poucos vamos ousando desenvolver a nossa autonomia e autorresponsabilidade. Descobrimos que somos responsáveis pelas nossas próprias escolhas e pelas consequências delas.

Crescer dói. Entretanto, permanecer estagnado não é uma opção saudável. Além disso, ficar parado enquanto a vida acontece nos deixa com a sensação de frustração. As dores do crescimento geram frutos saudáveis em nós. Um deles, por exemplo, é o limite e o respeito ao outro. Nesse caminho, nos damos conta de que tão importante quanto respeitar os limites dos outros é perceber e respeitar os nossos próprios limites.

Definitivamente, não cabe todo mundo nesse processo.

 

Autora:

Mônica Reis é mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coluna Vida Leve
Sobre Coluna Vida Leve
A Coluna “Vida Leve” com a psicóloga Mônica Reis, aborda semanalmente temas do nosso cotidiano: comportamento, emoções, relacionamentos e vários outros assuntos relacionados à saúde mental e qualidade de vida.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 00h10
18°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 27°

18° Sensação
1.03 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Amanhã (18/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias