Talvez o seu conhecimento em filosofia faça você duvidar da existência da liberdade. Alguém pode ter dito a você que a liberdade nunca nos deixa de fato livres. E nesse discurso, te convenceram de que a liberdade é na verdade uma utopia. Será mesmo?
Ao observar o dicionário da língua portuguesa, percebemos que o conceito de liberdade pode assumir vários sentidos. De uma maneira em geral, compreendemos conceitualmente que a liberdade é a condição de quem é livre. Nos remete então, a capacidade de agir por nós mesmos, com autonomia e independência.
É a liberdade que nos permite sermos espontâneos e fazer escolhas de acordo com a nossa vontade e necessidade. Sob a ótica do direito, nós desfrutamos de liberdade de pensamento, liberdade de expressão, liberdade religiosa, liberdade de imprensa, liberdade de ir e vir.
Mas desfrutar da liberdade não significa se isentar da responsabilidade atrelada a consequência dos nossos comportamentos, atitudes e escolhas. Estamos sujeitos a leis e regras criadas para possibilitar a boa convivência em sociedade. O fato é que isso confunde as pessoas que enfatizam que liberdade, conceitualmente, não admite nenhuma limitação.
Desconfio que pessoas que tem a intenção de te “prender” ideologicamente sejam as primeiras a convencer a você de que você já não desfruta da liberdade. Ora, esse é um bom argumento para impor algemas a alguém. Afinal, você não teria o que perder se de fato, já perdeu.
O fato é que você tem a liberdade de fazer o que quiser, entretanto, precisará lidar com as consequências das suas escolhas, das suas atitudes, dos seus comportamentos... E quanto mais você adquirir conhecimento mais terá a possibilidade de desfrutar da liberdade. O conhecimento também contribui para você desfrutar da liberdade. Quanto mais você adquire conhecimento, maiores serão as suas possibilidades de escolha e menor será a possibilidade de viver uma vida limitada por escolhas que não correspondem ao que de fato importa a você.
Autora:
Mônica Reis é mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 23°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Chuva