Quando a sua hora chegar, ninguém vai morrer no seu lugar. Talvez isso gere um primeiro impacto sendo dito desta forma. Mas pense na verdade que essa frase carrega. A sua vida é única e pertence somente a você. Muito do que vivemos nos dias de hoje são resultados e desdobramentos e das escolhas que fizemos no passado. Você está feliz com a vida que você tem agora?
E não adianta terceirizar a culpa. Ainda que você tenha sofrido alguma injustiça você sempre ficará com a responsabilidade de aprender a lidar com as suas feridas ou de curá-las. Muitos de nós esperamos uma resposta pronta, uma direção, alguém que nos diga exatamente o que devemos fazer e como devemos agir. E uma vez que isso é colocado em ação, se der errado você certamente terá alguém para culpar. Esse é o um dos problemas de um conselho altamente direcionado.
E na tentativa de se sentir aceito por um grupo ou por alguém significativo em sua vida, você pode “acatar” as sugestões e conselhos, contudo, tudo o que acontecer em sua vida depois disso é você quem vai precisar lidar. Não é seu amigo, seu pai ou sua mãe, seu terapeuta, seu pastor ou o padre quem vai lidar com a sua vida depois das escolhas que você fizer. É só você.
Fazer boas escolhas pode parecer assustador para muita gente. É que queremos garantias. Não queremos sofrer. E na maioria das vezes queremos tudo, não queremos perder nada. Mas escolhas implicam perdas. Quando escolho, por exemplo, alguém para estar ao meu lado, provavelmente deixarei de escolher várias outras pessoas, isso faz parte.
Ao escolher um caminho, deixarei de seguir vários outros. Nem sempre é possível ter tudo o que queremos, por isso, precisamos ser criteriosos com as nossas escolhas. Algumas escolhas são um longo caminho a seguir. Mas todas as escolhas que você fizer serão de sua inteira responsabilidade. Pensar nos prós e contras, pensar a curto, médio e longo prazo, pensar em fazer escolhas que estejam em harmonia com os nossos valores, tudo isso nos ajuda a fazer boas escolhas. Mas repito: vida é sua!
Tem momentos que a razão vai falar mais alto, mas tem momentos que é o coração quem vai nos ajudar a escolher melhor. Precisamos discernir qual deles terá uma influência mais significativa na escolha que estamos fazendo. A quem vamos dar ouvidos? Ouça conselhos, considere a experiência de outras pessoas, mas não esqueça: a sua vida é só sua. O fato de ter acontecido com aquela pessoa daquela maneira, não significa que vai se repetir com sucesso em sua vida. Não existem receitas de bolo para as escolhas que vamos fazer na vida. Não podemos usar a vida dos outros, as experiências dos outros como parâmetros perfeitos para nós.
Cada um tem a sua própria história, tem os seus valores e aspirações. Você é você, o outro é o outro. O caso dele, a história dele, faz sentido para ele. Mas a pergunta é: o que faz sentido para você? É você quem vai lidar com a sua vida, mais ninguém.
Em alguns momentos podemos nos sentir confusos diante de uma escolha importante. Por isso, um bom caminho é aprender sobre você mesmo. O que você gosta, o que você não gosta e o que é intolerável para você? Do que você não abriria mão? Como a sua história e as coisas que você aprendeu na família que você cresceu e no contexto em que foi criado está influenciando a sua escolha? Você está repetindo algum padrão?
Não é possível prever o futuro. Mas é perfeitamente possível aprender a fazer boas escolhas. É possível viver uma vida que vale a pena ser vivida. É possível aproveitar o que a vida tem de melhor para te oferecer.
Autora:
Mônica Reis é esposa e mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo- Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 23°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Chuva