Pessoas que já carregam uma opinião formada a nosso respeito dificilmente conseguem nos escutar. Por isso, e por muitos outros motivos, é importante cultivar a imparcialidade frente as situações.
Julgamos muito depressa as situações e as pessoas. Com isso, falhamos muito, erramos feio. Você já parou para pensar na sua velha opinião formada sobre as coisas? Já se permitiu olhar para tudo de um jeito diferente. De repente, você poderia se surpreender.
Quando temos uma opinião preconceituosa formada sobre alguma pessoa, corremos o risco de a qualquer sinal de “comprovação” acreditar que aquilo é a prova da nossa teoria. Isso é um viés de confirmação. Se você pensa que alguém é extrovertido e comunicativo, por exemplo, não importa quantas vezes essa pessoa demonstre sinais de timidez, provavelmente você desconsiderará esses sinais, por que você acredita que está diante de alguém que é do jeito que você idealizou.
Infelizmente corremos o risco de diante de fortes evidências, desconsiderar fatos que poderia nos levar a seguir outro caminho, ter uma outra perspectiva. Por isso é tão importante manter um olhar curioso diante dos fatos. Se abrir para enxergar tudo, não apenas aquilo que queremos enxergar.
Escutar alguém fazendo esse exercício de estar atento a tudo o que é dito e silenciado é um ato de generosidade e respeito. Mas carregar uma opinião já formada sobre aquele que está diante de nós, nos impossibilita de escutá-lo. Isso é um exercício que só parece ser simples, mas na prática é complexo. Se sentir acolhido, escutado e considerado é uma bonita maneira de nos sentirmos amados.
Autora:
Mônica Reis é esposa e mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 23°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Chuva