Domingo, 19 de Janeiro de 2025 07:52
75 99168 1879
Artigo Psicologia em alta

Raiva, culpa e vergonha

Colunista: Psicóloga Mônica Reis

03/08/2023 23h05 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Colunista: Psicóloga Mônica Reis
Colunista: Psicóloga Mônica Reis

Se você não sente raiva ou nunca sentiu, talvez você não seja gente. É que essa é uma emoção básica,  ou seja,  todos os seres humanos sentem em algum momento. Isso significa que não há nada de errado em sentir raiva às vezes.

A raiva existe por que precisamos nos proteger, proteger os nossos direitos. E todas as vezes que você percebe que os seus direitos ou os direitos de outras pessoas estão sendo invadidos você sente raiva.

A raiva, se bem vivenciada, pode ajudar você a resolver alguns problemas, então ela pode ser parte da solução. A grande confusão acontece quando as pessoas confundem sentir raiva com agir, se comportar de maneira agressiva, violenta, se deixando ser mobilizado pela raiva. E nesses casos, claro que a raiva vai fazer parte do problema, e não da solução. Sentir é diferente de agir de acordo com a emoção...

Uma vez que alguém passa a agir de acordo com a raiva, talvez acreditando estar sendo injustiçado, é comum que aconteçam excessos. E ao invés da raiva ajudar a resolver o problema, ela acaba causando outros. Por isso , não é raro que as pessoas que se deixam levar pela raiva, acabem tendo que lidar com a culpa e com a vergonha.

É possível aprender a agir com maia assertividade. Tomando decisões mais razoáveis, com consequências menos danosas. Todos nós conseguimos nos relacionar melhor com as nossas emoções. Elas não são perigosas, nem insuportáveis. Elas podem até ser desconfortáveis... Mas ainda assim são muito importantes e comunicam as nossas necessidades. 

Autora:

Mônica Reis é esposa e mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Coluna Vida Leve
Sobre Coluna Vida Leve
A Coluna “Vida Leve” com a psicóloga Mônica Reis, aborda semanalmente temas do nosso cotidiano: comportamento, emoções, relacionamentos e vários outros assuntos relacionados à saúde mental e qualidade de vida.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 05h09
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 30°

24° Sensação
1.54 km/h Vento
87% Umidade do ar
100% (4.24mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)

Mín. 21° Máx. 30°

Tempo nublado
Amanhã (21/01)

Mín. 22° Máx. 31°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias