Todos nós podemos cair em armadilhas, qualquer pessoa pode ser enganada. Mas existem mentiras que contamos para nós mesmos.
Não acredite que o seu sentimento é infalível no que tange a ter certeza sobre as coisas... Vou esclarecer com um exemplo: imagine uma namorada que acredita que está sendo traída baseado no ciúme que sente do seu namorado. Bom, isso pode estar realmente acontecendo.
Mas o ciúme e a desconfiança não podem ser suficientes para garantir que ocorreu a traição. O nome disso é raciocínio emocional. Quando achamos que sabemos o que está acontecendo e temos certeza dos fatos considerando apenas as nossas emoções. Mas claro que esses sentimentos merecem atenção e cuidado.
Pensamento é pensamento e fato real é fato real. Muitas vezes damos asas a imaginação e sem nenhum fato real para respaldo dos nossos pensamentos, criamos histórias e embarcamos em fantasias. Quando estiver em dúvida entre o que é real e o que é fantasia, escolha sempre a realidade.
Outra mentira que acreditamos são as mentiras sobre nós mesmos... Talvez você tenha crescido em um ambiente invalidante, seus sentimentos não eram acolhidos, você recebia palavras duras... Ou quem sabe, tenha sido na escola ou com pessoas que eram importantes para você, mas num dado momento mentiram a seu respeito.
Disseram que você não ia chegar a lugar nenhum, que você não podia, não era capaz, que tinha algo de errado contigo. E você era criança, acreditou. Podemos mentir sobre nós mesmos nos diminuindo ou acreditando que somos mais do que o que realmente somos. Em todo caso é libertador conhecer a si mesmo. Descobrir quem realmente somos.
Liberte-se. Encontre com a pessoa mais importante da sua vida: você mesmo (a). Se conheça de verdade e viva uma vida que vale a pena ser vivida.
Autora:
Mônica Reis é esposa e mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Tempo nublado