Já reparou que nem sempre estamos dispostos a nos gratificar? Se não ficar atento, você vai perceber que pode passar a acreditar que o que você faz é pequeno... Essa é uma tendência comum nos nossos dias. Não valorizamos o quanto as nossas pequenas atitudes têm poder de transformar a nossa vida e a vida de muitas pessoas que estão próximas à nós.
Normalizamos as coisas mais simples e fantásticas da vida. Deixamos de agradecer a presença daqueles que amamos. Queremos tudo o que nos parece glorioso, grandioso... Tudo que achamos que tem holofotes... Deixamos de perceber que o espetáculo no palco dura algumas horas, mas é no bastidor que as coisas realmente acontecem. Valorizamos o palco e a plateia (do outro), mas nem sempre nos damos conta que ali há um bastidor.
Como é bom viver ao lado de quem nos ama, quem se importa, quem nos valoriza. E isso vale para o companheiro ou a companheira de vida, mas vale muito para os filhos, para os pais, amigos mais chegados. Quanto amor envolvido nas relações que vamos cultivando ao longo do tempo. Não ignore as suas pequenas realizações. Não ignore os seus relacionamentos mais próximos.
Sabe o que acontece quando não fazemos isso? Passamos a observar o outro, passamos a nos comparar passamos a nos sentir insatisfeitos e se isso perdura, somos mordidos pelo bichinho da inveja. É, observe as pessoas mais invejosas que você conhece... Você vai notar um fato curioso: elas costumam não valorizar o que já tem. Observam o palco do outro, desejam ele, mas provavelmente, nunca estariam dispostas a pagar o preço do bastidor que o outro está pagando...
Quer ter uma vida leve? Quer ter uma vida bacana? Isso nem sempre vai significar ausência de problemas, de desafios... Isso tem muito mais a ver com a sua postura diante da vida. Acredito que o primeiro passo para a leveza seja valorizar as nossas pequenas conquistas e os nossos relacionamentos.
Autora:
Mônica Reis é esposa e mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologia e possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis.
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva