Domingo, 16 de Junho de 2024 03:43
75 99168 1879
Educação Educação

Santa Catarina é o único estado do Brasil que pode ser considerado alfabetizado ao fim do segundo ano do Ensino Fundamental

Foto: Ricardo Trida / SecomSanta Catarina é o único estado do país que alcançou o nível de alfabetização ao final do segundo ano do Ensino Fundamen...

13/06/2023 17h00
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Ricardo Trida / Secom

Santa Catarina é o único estado do país que alcançou o nível de alfabetização ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. Os dados são da pesquisa Alfabetiza Brasil, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). A média do Estado foi de 751,74 e o segundo lugar pertence ao Distrito Federal, com 738,09 pontos. A pesquisa estabeleceu os parâmetros necessários para considerar uma criança como alfabetizada a partir de consultas feitas com professores da educação básica de todo o país.

“Nosso Estado é destaque na educação do país e queremos melhorar ainda mais, para fazer da educação catarinense a melhor do Brasil em todos os níveis. Os primeiros anos são a base para que os estudantes catarinenses desenvolvam suas habilidades também para o ensino médio e ensino superior, contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina”, comemora o governador Jorginho Mello

O Estado possui 627 escolas com as etapas iniciais do ensino fundamental e mais de 112 mil alunos. A Secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, destaca que o regime de colaboração com os municípios é de suma importância para garantir a alfabetização nesta etapa de ensino:

“Hoje, toda e qualquer política pública de educação precisa ter foco nos primeiros meses de vida e de alfabetização deste estudante. Santa Catarina conseguiu esse resultado pelo regime de colaboração com os municípios, por meio do currículo único do território catarinense, que prevê todas as competências e habilidades necessárias para esta etapa”, explica.

O Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CTBC) foi desenvolvido em regime de colaboração com os municípios. O currículo estabelece que, ao final do primeiro ano, o aluno deverá compreender o sistema de escrita alfabética, ler textos com autonomia e escrever palavras, frases e textos com ajuda do professor. Ao terminar o segundo ano, os estudantes deverão ampliar os conhecimentos de escrita, leitura e produção de textos.

Estado também tem terceira menor taxa de alfabetismo do Brasil

Segundo dados do IBGE, Santa Catarina também tem a terceira menor taxa de analfabetismo do Brasil. O índice teve um leve acréscimo de 2,1% em 2019, pré-pandemia, para 2,2% em 2022. O estado fica atrás somente do Distrito Federal (1,9%) e Rio de Janeiro (2,1%) e fica empatado com São Paulo no índice de analfabetismo. O cálculo considera as pessoas a partir de 15 anos de idade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 00h10
18°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 27°

18° Sensação
1.03 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Amanhã (18/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias